PUB.

IPB e UTAD aumentam vagas no próximo ano

PUB.

Qui, 19/07/2018 - 11:31


O Instituto Politécnico de Bragança tem disponíveis quase mais 100 vagas para o próximo ano lectivo em relação a 2017/2108. Já a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro tem mais 70.
O ministério do Ensino Superior determinou reduzir 5% das vagas no Porto e Lisboa para aumentar nas restantes instituições.
Segundo o vice-presidente do IPB, Luís Pais, é essa a percentagem de crescimento nesta instituição de ensino.
“O Politécnico de Bragança seguiu essa directiva e houve um aumento de 5% das vagas. Passamos de 1908 o ano passado para oferecer 2003 vagas este ano”, adiantou.
Ao contrário do que aconteceu com as universidades, os politécnicos chegaram a acordo para que as vagas reduzidas em Lisboa e Porto apenas se distribuíssem pelas instituições do interior
“Houve um acordo entre as instituições politécnicas, que as instituições que se localizam no litoral, embora fora de Lisboa e Porto, que poderiam aumentar o número de vagas, mas houve um acordo no sentido que essas instituições não aumentariam as vagas, isso só aconteceria nas instituições do interior de forma que a diminuição de vagas em Lisboa e no Porto revertesse maioritariamente para o interior e não para outras cidades do litoral”, referiu.
Segundo Luís Pais, o aumento de vagas aconteceu maioritariamente nas áreas de engenharia e tecnologias de informação.
“O IPB procurou respeitar o despacho do governo e aumentou as vagas em duas áreas prioritárias nas quais há carências de diplomados, em áreas de engenharias e tecnologias de informação”, adiantou.
O IPB tem este ano mais 5% de vagas, tendo um total de 2003 lugares para novos alunos ao passo que o ano passado recebeu 1908 caloiros.
Já na UTAD estã disponíveis 1444 vagas. A primeira fase de acessoao ensino superior começou ontem e termina a 7 de Agosto. Escrito por Brigantia.
Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro