PUB.

IPB e IAPMEI unidos pelo combate ao desperdício alimentar

PUB.

Seg, 12/04/2021 - 08:12


A fim de combater o desperdício alimentar, o Instituto Politécnico de Bragança e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação têm em marcha três projectos diferenciadores, no âmbito da agro-industria
Um deles chama-se ValorNatural e prevê que os ingredientes naturais sejam uma alternativa aos produtos sintéticos, segundo contou Lilian Barros, investigadora e vice-coordenadora do Centro de Investigação de Montanha, do IPB. “Temos, na área dos corantes naturais, um grupo de moléculas, que são as antocianinas. Neste caso em particular, usamos resíduos de figo, cereja, amora e medronho. Pretendemos também valorizar o abrunho e o sabugueiro. Com aquilo que obtemos do figo fizemos, por exemplo, um glacê para colocar em donuts”.
O segundo projecto é o BIOma. José Barbosa, do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, explica que este é um projecto recente, que terminará em 2023, mas já há ideias bem definidas. “Temos como grandes objectivos a redução do desperdício agroalimentar, através da implementação de soluções tecnológicas, valorização dos resíduos e sub-produtos e o rastrear do produto, ao longo das etapas, na cadeia de valor agroalimentar. Pretendemos reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar em patamares mais competitivos e sustentáveis”.
Por fim, o terceiro projecto, que tem como líder a empresa Bísaro, prevê o uso de bagaço de azeitona na alimentação de porcos da raça bísara. Segundo explica Alfredo Teixeira, professor coordenador na Escola Agrária do IPB e investigador no Centro de Investigação de Montanha, o Bis+Olive servirá para reaproveitar este produto e perceber quais os efeitos na qualidade da carne. “Basicamente são dois os objectivos: avaliar o potencial do bagaço de azeitona na alimentação do porco bísaro e os efeitos produzidos na qualidade da carcaça e da carne. Vamos procurar incorporar este produto na alimentação do porco e aproveitar o sistema digestivo deste mono gástrico para promover a síntese de ácidos gordos, incorporando-os na carne fresca, tendo como resultado a valorização de outros produtos processados e frescos”.
Os projectos foram apresentados num webinar de sensibilização às empresas, de forma a que adoptem práticas de produção que permitam a redução do desperdício alimentar.
Escrito por Brigantia
Jornalista: 
Carina Alves