PUB.

IPB aumenta 39 vagas e encerra um curso

PUB.

Qui, 18/07/2019 - 10:26


O Instituto Politécnico de Bragança tem para o próximo ano lectivo mais 39 vagas.

As candidaturas de acesso ao ensino superior começaram ontem e a instituição, à semelhança de outras de regiões com menor densidade populacional, teve a possibilidade de aumentar 5% em formações na área do digital e ciências de dados e também nas áreas consideradas estratégicas para a especialização da instituição, como explica o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues.

“Aumentamos um pouco o número de vagas, aproveitando o despacho de fixação de vagas em algumas áreas, como cursos que têm a ver com as relações lusófonas, exactamente porque temos muitos alunos internacionais nessa área, em farmácia e línguas estrageiras, e num curso que tem tido muita procura que é o curso de comunicação e jornalismo”, adiantou.

O politécnico de Bragança aumentou ainda o número de vagas noutros cursos por causa da crescente procura que têm tido e, para isso, houve áreas que viram as vagas reduzidas.

O curso de Fitofarmácia e Plantas Aromáticas e Medicinais encerrou o que também permitiu que essa gestão fosse feita. “Todos os anos fazemos uma gestão de vagas mudando de umas áreas para as outras, consoante a procura. Este ano para além dessas que utilizamos para fazer o aumento global de áreas, fizemos também um aumento de vagas das áreas digitais, informática e tecnologias de informação e comunicação, houve aumentos na área de enfermagem veterinária, marketing, educação ambiental, gestão de negócios internacionais. Houve um que deixamos de oferecer porque tinha pouca procura que foi o de Fitofarmácia”, adiantou.

Orlando Rodrigues espera que a taxa de colocação seja semelhante à do ano anterior.

A nível nacional estão disponibilizadas 51 568 vagas, apenas mais oito que no ano passado. O IPB tem este ano 2042. As candidaturas ao ensino superior são feitas online, no site da Direcção Geral do Ensino Superior e decorrem até 6 de Agosto. Os resultados serão afixados a 9 de Setembro. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves