Instituto Politécnico de Bragança tem dois novos mestrados

PUB.

Sex, 28/09/2018 - 10:07


 "Empreendedorismo e inovação" e "Inovação em Processos e Produtos" são as duas formações novas da instituição de ensino superior. 

São duas formações em áreas tecnológicas para valorizar o conhecimento científico na economia da região, num modelo inovador baseado em novas estratégicas pedagógicas, explica Orlando Rodrigues, presidente do IPB: "é uma mudança que estamos aqui a imprimir, é um ensino completamente diferente, não vai ter professores clássicos, nem disciplinas, nem configurações de sala como estamos habituados porque entendemos que estamos em tempos novos. A sociedade evoluiu de tal maneira que o acesso à informação faz-se de maneira completamente diferente, com o mercado a exigir profissionais mais competitivos, sobretudo que sejam criativos e inovadores. As instituições têm que mudar e nós temos sido uma instituição inovadora e pioneira em diversos domínios e queremos marcar a dianteira no ensino que tem de ser feito, sobretudo em Portugal".

Um dos objectivos é estreitar as ligações com empresas da região, até porque os cursos vão decorrer no Brigantia EcoPark, no seio de empresas ligadas a estes sectores. "Isto só se faz com uma forte ligação às empresas e às instituições da região, portanto esse aspecto é fundamental. Precisamos das empresas connosco e precisamos que sintam que podem tirar valor desta relação. Foi com esse sinal e pretendendo criar esse ambiente com as empresas que vamos aqui as formações, num seio de empresas inovadoras e criativas".

Estes novos mestrados são destinados a 60 alunos, em cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, Finlândia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas