Inauguradas novas instalações da Faurecia em Bragança que representam investimento de 41,5 milhões de euros

PUB.

Qua, 15/06/2016 - 17:49


As novas instalações para produção da Faurecia, em Bragança, foram hoje inauguradas. A extensão da unidade industrial de tecnologias de controlo de emissões, representa um investimento de 41 milhões e meio de euros e a criação de mais 400 postos de trabalho até 2018, que se juntam aos 850 já existentes.

A produção para novos clientes ingleses, franceses e espanhóis arranca em Setembro e deverá dentro de 2 anos atingir vendas anuais de quase meio bilião de euros.

Face a novas encomendas e projectos, a empresa tinha várias opções, mas a decisão de instalar em Bragança uma segunda unidade de componentes de automóveis teve a ver com o facto de já aí existir uma fábrica de sucesso entre outros factores, avançados pelo vice-presidente executivo da Faurecia, Christophe Schmitt.

Na unidade Bragança 1 temos trabalhadores muito qualificados, bons técnicos, bons engenheiros e gestores, o que é o factor mais importante quando tomamos a decisão sobre o local onde instalamos uma unidade de produção. E aqui temos a combinação do ambiente português, do compromisso do governo português, da Agência para a Competitividade e Inovação, das autoridades locais e do ensino superior em Bragança e das pessoas que trabalham na fábrica. Tudo isso tem sido para nós uma óptima combinação. Este investimento não é a curto prazo, é um investimento a longo prazo”,

Presente na inauguração das novas instalações, esteve o secretário de estado da indústria, João Vasconcelos, que destacou o facto de uma unidade com tecnologias muito sofisticadas tenha decidido continuar a apostar em Portugal, mesmo num momento de crise da economia nacional.

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, espera que com o alargamento da produção da multinacional e a instalação de outras empresas que produzem para a Faurecia, seja possível criar “um cluster industrial na área das componentes automóveis”.

A fábrica da Faurecia existe em Bragança desde 2001 e alargou agora as instalações, devendo a nova unidade, inaugurada esta manhã, começar a produzir em Setembro, estando para já a funcionar em fase de testes. Escrito por Brigantia.