Igreja Da Misericórdia de Mirandela reabre após restauro

PUB.

Sex, 24/06/2016 - 10:03


Oito anos depois, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela reabriu as suas portas. Encerrada em 2008, devido ao avançado estado de degradação, foram necessários vários anos de obras de restauro e consolidação das suas estruturas, com um investimento de 273 mil euros financiados no âmbito da parceria para a regeneração urbana tuaMirandela.

Para o autarca local, trata-se de um momento importante e até comovente, pela enorme complexidade nesta intervenção, atendendo ao facto de se tratar de um imóvel classificado. António Branco também entende que esta obra vai ajudar a dinamizar o centro histórico.

“Esta é uma igreja que diz muito à história mirandelense e quando se deu o seu encerramento foi um vazio que foi criado e também foi um processo muito difícil porque tem dimensões de questões técnicas que envolverão a câmara municipal, a Associação de Municípios, a Direcção Regional de Cultura do Norte o arquitecto e até voluntários”, explica o autarca.

A inauguração das obras de restauro foi presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda que enalteceu o esforço considerável para que fosse uma realidade. Dom José Cordeiro considera que é uma boa forma de iniciar as comemorações dos 500 anos que a santa casa da misericórdia de Mirandela vai assinalar em 2018.

“Serve também de pórtico para o jubileu dos 500 que a misericórdia vai celebrar em 2018 e abrimos aqui essa porta. Não só olhando para o passado e preservando e conservando, mas construindo o presente e projectando o futuro. O desafio é dar continuidade a esta obra não só no aspecto físico, mas também no bem, na paz na misericórdia”, sublinha o bispo diocesano.

Para o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela este é um momento marcante e que vem colmatar uma enorme lacuna. Adérito Gomes espera que a igreja também venha a servir para a realização de concertos de música erudita, estando já perspectivada “a assinatura de um protocolo, com a Esproarte de Mirandela, no sentido de o espaço ser utilizado para concertos periódicos de música erudita”.

“Há uns anos que estávamos impedidos de presar culto e a igreja irá estar aberta ao culto sempre que se entenda necessário, mas a igreja não tem só de servir para culto religioso”, entende.

A Igreja da Misericórdia, local histórico e marcante da cidade de Mirandela, reabriu, oito anos depois de ter sido encerrada devido ao avançado estado de degradação. Escrito por Terra Quente (CIR).