Hernâni Dias denuncia que o INCF pretende manter sem alterações o Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho

PUB.

Sex, 23/02/2018 - 14:45


O presidente do município de Bragança denuncia que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas pretende manter sem alterações o Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho, que está em vigor desde 2008. 

As imposições às populações que integram esta área protegida desde há muito são contestadas. Mas com o início do processo de revisão do plano de ordenamento havia alguma esperança de alteração. No entanto, segundo o autarca de Bragança, Hernâni Dias, o ICNF prepara-se para manter o mesmo plano, “A informação que nós temos é que está em curso o processo de recondução desse plano e é algo que a nós nos preocupa, porque temos vindo a reclamar esta situação, porque entendemos que é prejudicial para os Municípios que fazem parte do Parque de Montesinho”.
Hernâni Dias frisa que os municípios sempre foram muito críticos do plano de ordenamento que impõe muitas restrições aos agricultores, mas também noutras áreas como a caça e as actividades desportivas “são prejudiciais para o nosso território, colocam em causa várias questões: de ordem agrícola, florestal, de natureza de turismo de natureza. Há aqui uma série de questões que deviam ser salvaguardadas e alteradas para que os constrangimentos que estão a decorrer no Parque Natural de Montesinho fossem resolvidos e do agrado das nossas comunidades que tão prejudicadas têm sido”.
O autarca lamenta que não haja uma revisão efectiva do plano de ordenamento Parque Natural de Montesinho que abrange os concelhos de Bragança e Vinhais.
Escrito por: Brigantia