PUB.

Governo reforça meios de vigilância e combate a incêndios até ao final do mês

PUB.

Qua, 11/10/2017 - 12:32


Foi reactivada a Rede Primária de Postos de Vigia da GNR. São 72 postos que voltam a funcionar de hoje a 31 de Outubro.

No distrito de Bragança, os postos de vigia de Nogueira (Bragança), Bornes (Macedo de Cavaleiros) e Coroa (Vinhais), tinham sido desactivados a 30 de Setembro mas voltam a estar activos a partir de hoje devido ao calor que se faz sentir e que aumenta o risco de incêndio.

O dispositivo dos bombeiros, que integra a Fase Delta do DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) 2017, foi reforçado com mais 820 operacionais, o que corresponde a um total de 2763 operacionais dos Corpos de Bombeiros. Ao nível do total de operacionais ao serviço do DECIF, a Fase Delta conta nesta altura com cerca de 6400 elementos.

Na área do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança há mais 103 operacionais disponíveis até 31 de Outubro, distribuídos por 19 equipas de combate a incêndios e 4 equipas logísticas de apoio ao combate.

Também os meios aéreos foram alvo de novos contratos. Estão assim disponíveis mais dois aviões pesados dois aviões ligeiros e oito helicópteros médios até ao final do mês de Outubro. Estão ainda disponíveis 6 meios aéreos do Estado, 3 ligeiros e 3 pesados.

Medidas tomadas pelo Ministério da Administração Interna a par da prevenção dos incêndios florestais e o alargamento do período crítico até 15 de Outubro. Escrito por Brigantia /Onda Livre (CIR).