Governo autoriza abate de mais de 800 árvores no Vale do Tua como consequência da barragem

PUB.

Sex, 29/07/2016 - 17:53


O Governo aprovou hoje o abate de mais de 8 hectares de azinheiras e sobreiros, espécies protegidas, no Vale do Tua, no âmbito da construção da Barragem do Tua. Ao todo, num despacho hoje publicado em Diário da República, a REN (Rede Eléctrica Nacional) tem autorização para abater 75 sobreiros jovens, 184 sobreiros adultos, 171 azinheiras adultas e 388 jovens, perfazendo mais de 800 árvores. 

Em causa está a ligação à Rede Nacional de Transporte de Electricidade do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua, pela linha aérea, a 400 kV, entre Foz Tua e Armamar.

No despacho considera-se este abate de “imprescindível utilidade pública deste empreendimento”. A autorização, assinada pelo secretário de estado das energias e pelo secretário de estado das florestas e do desenvolvimento rural, fica, no entanto, condicionada “ao cumprimento de todas as exigências legais aplicáveis e de todas as condicionantes da Declaração de Impacte Ambiental e da Decisão de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução, bem como à aprovação e implementação do projecto de compensação e respectivo plano de gestão”.

De relembrar que na construção da Barragem de Foz Tua já foram abatidas quase 20 mil árvores destas duas espécies. Escrito por Onda Livre (CIR).