PUB.

GNR quer impedir "queima do gato" esta noite em Mourão

PUB.

Qui, 23/06/2016 - 17:34


Esta noite decorre na aldeia de Mourão, no concelho de Vila Flor a festa de S. João que se caracterizada pela polémica “Queima do gato”. 

Depois de, no ano passado ter sido divulgado nas redes sociais o vídeo em que o animal foi queimado vivo, a GNR garantiu à agência Lusa, citada pelo Jornal de Notícias, que ai tomar "todas as medidas preventivas e de segurança para evitar que se repita esta tradição”.

A Brigantia contactou a presidente da União de Freguesias de Valtorno e Mourão, Alexandra Araújo, que não quis prestar declarações gravadas, recusando-se a revelar o se o animal vai ou não ser queimado.A autarca garantiu que “a festa tradicional de S. João vai cumprir-se” mas quanto ao gato, frisou que “o melhor é aparecer na festa para ver o que vai acontecer”.Ficam as dúvidas nas palavras da autarca mas a GNR parece ter a certeza de que o melhor é impedir esta parte da festa, lembrando que os maus tratos a animais são crime e que a prevenção da criminalidade é uma das funções das forças de segurança.

Depois da divulgação do ano passado, várias queixas chegaram às autoridades contra os alegados maus trato ao animal.O caso chegou a tribunal, continuando o processo em fase de inquérito. A dona do gato foi constituída arguida e outras pessoas foram ouvidas.Entretanto, o assunto continua a dar que falar nas redes sociais e há mesmo um evento criado no Facebook com o nome “Boicote à Queima do Gato Festa de Mourão Vila Flor 2016”.

Nas palavras da autarca local fica a dúvida e resta esperar pela festa para ver se a GNR consegue impedir a tradição desta aldeia.  Escrito por Brigantia. Depois de, no ano passado ter sido divulgado nas redes sociais o vídeo em que o animal foi queimado vivo, a GNR garante que vai tomar "todas as medidas preventivas e de segurança para evitar que se repita esta tradição”.

O Major Paulo Azevedo garantiu à Brigantia que esta força de segurança “tudo irá fazer para evitar que o animal seja sujeito àquelas condições”.  A Brigantia contactou também a presidente da União de Freguesias de Valtorno e Mourão, Alexandra Araújo, que não quis prestar declarações gravadas, recusando-se a revelar o se há ou não a intenção de queimar o animal. Escrito por Brigantia. Foto: www.videosvirais.pt.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes