GDB - Macedo: oito anos depois velhos rivais reencontram-se no distrital

PUB.

Sex, 11/01/2019 - 15:15


A jornada 10 da Divisão de Honra da A.F. Bragança vai colocar frente a frente dois emblemas históricos do distrito. 

Grupo Desportivo de Bragança e Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros reencontram-se, no próximo domingo, em jogos oficiais. 
O último confronto entre as duas equipas foi há oito anos, a 10 de Abril de 2011. Na altura, as duas equipas competiam no nacional, na extinta 2ª Divisão. O GDB era treinado por Ilídio Monteiro, que assumiu o comando técnico após a saída de Carlitos, e o Macedo era comandado por Rui Vilarinho. 
Actualmente os protagonistas são outros, Carlos Silva treina GDB e José Carlos Afonso o Macedo. No que diz respeito aos artistas da bola no plantel do Bragança há quatro elementos que integraram a equipa no último embate com o Macedo no nacional: os guarda-redes Ximena e Nelson Gomes, o central Nelson Roma e o médio Capelo. Do lado do Macedo não restam elementos do plantel da temporada 2010/2011. 
A partida reveste-se de especial atenção e desperta a curiosidade dos adeptos já que os dois emblemas são velhos conhecidos. 
Carlos Silva, técnico do GDB, quer somar mais uma vitória frente a um adversário bem organizado. “Sabemos do valor do adversário, sabemos que é uma mescla de jogadores novos com jogadores experientes e que é um adversário bem organizado. Mas, nós jogamos em casa e vamos colocar em campo os nossos argumentos para somar mais três pontos. Os jogadores estão moralizados”. 
O treinador brigantino está confiante apesar de esperar algumas dificuldades. “Sabemos que não vai ser fácil. É um adversário que nos merece todo o respeito, tem feito um campeonato interessante e nós temos acompanhado essas prestações”. 
Carlos Silva lança ainda algumas farpas aos “mais curiosos” referindo que estão disponíveis todos os jogos do Bragança para visualização. “Quem não assiste aos jogos do Bragança e se tiver muita curiosidade em ver nós gravamos todos os jogos e disponibilizamos para visualização, sem qualquer problema”. 
Sobre as movimentações no mercado de inverno, Carlos Silva diz estar surpreendido com algumas contratações de clubes adversários e que o Bragança não vai reforçar-se. 
“Este ano estou bastante perplexo. Penso que só a Liga Inglesa é mais atractiva que o distrital de Bragança. Todos os dias chegam jogadores novos de vários continentes e de vários pontos do país ao distrital. Nós, GDB, não temos essa capacidade. Temos um plantel que nos dá garantias. Claro que até ao final do mês de Janeiro tudo é possível, mas não se perspectiva qualquer entrada ou saída do plantel”. 
Quanto ao Macedo vem de uma derrota caseira, 2-0 com o Argozelo, e quer regressar às vitórias. José Carlos Afonso garante um grupo motivado frente ao líder do campeonato. “É daqueles jogos fáceis de preparar pois os jogadores estão motivados para jogar bem e ganhar ao líder. Como todos os jogos da primeira volta do campeonato é uma equipa que não conhecemos, temos dicas sim como golos marcados e sofridos”. 
O Macedo parte para a jornada 10 no sexto lugar com 12 pontos. O jogo com o GDB está marcado para domingo, às 15h00, e vai ser arbitrado por Bruno Rocha.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira