Futebol: GD Sendim não vai a jogo sem público nas bancadas

PUB.

Qui, 17/09/2020 - 19:00


O Grupo Desportivo de Sendim ameaça não participar no campeonato distrital de futebol caso não haja público nos jogos.

A competição tem início previsto para o dia 18 de Outubro e à semelhança das restantes vai começar sem assistência nas bancadas, devido à pandemia da Covid-19. “O Grupo Desportivo de Sendim não vai avançar se não houver adeptos no estádio no primeiro jogo da época. A Associação de Futebol de Bragança já sabe disso. Estamos num distrital que não têm lógica nenhuma avançar se não tiver adeptos nos jogos”, afirmou André Xavier, presidente do GD Sendim.

O dirigente diz já ter manifestado a sua posição à A.F. Bragança, e não entende o facto de a maioria dos clubes querer começar o campeonato sem público. “A associação na minha forma de ver não se está a preocupar com nada. Eu já transmiti isso à associação e nas reuniões que foram feitas com os restantes clubes. O que mais me espanta é que 90 por cento dos clubes quer avançar já, com público, sem público, de manhã, à noite, para eles é indiferente”.

O líder do GD Sendim lamenta a atitude da maioria dos clubes e diz mesmo que os jogos sem público não têm qualquer sentido. “Que lógica é que têm duas equipas defrontarem-se num distrital sem público? Parece um jogo de amigos. Ou eu sou muito burro ou é não percebo porque é que a maioria dos clubes quer avançar. A maioria não se importa, só quer jogar e aproveitar a situação para ficar em, primeiro lugar para subir de divisão”.

Não ter público nas bancadas tem um impacto negativo nas contas do clube, pois não há qualquer receita, e, segundo André Xavier, se o campeonato tiver que parar devido à pandemia “não haverá qualquer reembolso em termos de inscrições de jogadores”.

André Xavier mostra-se ainda preocupado com o eventual surgimento de casos de Covid-19 nas equipas do distrital. “Todos os jogadores são amadores e têm outro emprego. Se um jogador ficar infectado o que vai dizer ao patrão já que não pode trabalhar? Se o jogador for infectado no trabalho ou no seu dia-a-dia é uma coisa, outra coisa é ser infectado no futebol, que podia muito bem abdicar dele”.

E António Ramos, presidente da A.F. Bragança, frisa que a decisão de haver ou não público nos jogos do campeonato distrital de futebol depende, unicamente, da Direcção Geral da Saúde.

As associações de futebol têm apenas autorização para avançar com os jogos do escalão sénior. “Não podemos ir contra aquilo que é a decisão da autoridade máxima nacional em termos de saúde. Se o Sendim não estiver interessado em participar temos que respeitar a decisão, mas o Sendim não pode imputar essa responsabilidade à Associação de Futebol de Bragança. Depois, nós temos a orientação 36 que nos autoriza o início das actividades. Nesse sentido, e por maioria dos clubes, foi concertado o início do campeonato de seniores”, explicou António Ramos.

O presidente da AFB disse já ter conhecimento da decisão do GD Sendim de não participar no campeonato distrital de futebol caso não haja público nos jogos.

Sobre as declarações de André Xavier em relação ao não reembolso do valor das inscrições dos jogadores, caso o campeonato tenha que parar devido à Covid-19, António Ramos lamenta as palavras do presidente do Sendim. “Isso já foi explicado aos clubes e não percebo porque é que o presidente do Sendim vem falar em público de uma questão de ordem interna. Isso já foi debatido e esclarecido com os clubes. Acho que é má fé vir falar disto”.

Apesar de o GD Sendim já ter ameaçado não participar no distrital de futebol, o plantel mantém os treinos de pré-época.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira