PUB.

Freixo de Espada à Cinta celebrou legado manuelino no fim-de-semana

PUB.

Seg, 24/06/2019 - 10:01


Desde sexta-feira a época quinhentista tomou conta de Freixo de Espada à Cinta, com a realização do Mercado Manuelino que dinamizou a localidade.

O evento de recriação histórica que aconteceu pelo terceiro ano evocou o reinado de D. Manuel I.

O evento atraiu visitantes e envolveu a comunidade local, que vê com bons olhos a iniciativa. “É a primeira vez que venho, está tudo lindo estou a gostar muito, acho que é muito bom para Freixo”, contou uma das visitantes da zona do grande Porto. Um dos habitantes locais acredita que “este é um evento muito importante que traz muita gente à localidade”.

A presidente do município de Freixo, Maria do Céu Quintas, destaca o impacto da iniciativa na localidade. “A dinâmica é muita, as pessoas vivem estes três dias com uma intensidade, o que é muito bom, este ano tivemos mais pedidos de fatos do que nos outros anos. É bom para os de cá para os de fora, é bom para a economia e as pessoas participam”, afirmou a autarca.

Cortejo histórico, peças de teatro recriações históricas, danças e música, cetraria, repastos e torneios a cavalos contaram-se entre as animações da iniciativa.

O evento de recriação histórica teve este ano pela primeira vez o nome de Mercado Manuelino que vai manter como homenagem ao rei que atribuiu o segundo foral à vila e também pelo legado arquitectónico na vila manuelina. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro