PUB.

Festividades com máscaras retratadas em livro

PUB.

Ter, 11/12/2018 - 10:43


O livro pretende transmitir os sons, as cores, os cheiros, as emoções e a importância destes rituais nas comunidades

“Rituais com Máscara” é o oitavo volume de uma colecção que retrata práticas festivas que envolvem o uso da máscara, dedicado exclusivamente ao concelho de Vinhais.

O livro foi apresentado no sábado, no Solar dos Condes. Contextualiza a origem de seis festas de inverno que se realizam no concelho.

“Este livro é um resumo das tradições que existem e que têm uma força muito grande, como é o caso de Ousilhão, Vila Boa, Travanca, Rebordelo e Cidões”, contou Luís Fernandes, presidente da câmara municipal de Vinhais. “A tradição das máscaras e dos caretos é cada vez mais um factor de atractividade. Pretendemos alavancar ainda mais o sector do turismo, trazendo mais gente, divulgando ainda mais o concelho. Pretende-se que seja um motor para trazer gente ao concelho”, acrescentou o autarca.

Na apresentação do livro esteve a entidade responsável pela colecção, a Progestur. O representante, presidente da direcção, destacou que a obra preserva este património imaterial e cultural. “Dar a conhecer e também documentar a nossa riqueza em termos do nosso património imaterial. A máscara é um dos temas que mais aprofundamos. Nós sabemos que quanto mais valorizarmos um território pela via cultural, mais ele vai ser atractivo para trazer turismo e uma mais-valia em termos económicos”, destacou Hélder Ferreira.

“Nós conseguimos ter aqui festas vividas que cada vez acontecem menos em termos mundiais e mesmo a nível da península ibérica. É o caso da Festa de Santo Estêvão de Ousilhão, única em Portugal e Espanha. Tem vivências da comunidade únicas”, acrescentou.

A obra literária dá a conhecer a visão sociológica, mais contemporânea da máscara e do seu uso e revela o que é a festa e de que forma é vivida pela população. O livro pretende transmitir os sons, as cores, os cheiros, as emoções e a importância destes rituais nas comunidades que as mantêm, mas também enquanto presença da memória colectiva, parte da identidade nacional. Um livro que realça os rituais ancestrais de inverno do concelho.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas