Festival dos Sabores Mirandeses arranca hoje e está aberto até domingo

PUB.

Sex, 15/02/2019 - 09:44


Para estimular e divulgar o artesanato e a gastronomia do Planalto Mirandês, assim como preservar a cultura popular, abre portas hoje o Festival dos Sabores Mirandeses, em Miranda do Douro, no Jardim dos Frandes Trinos. 

O certame, que conta este ano com a vigésima edição, decorre no Jardim dos Frades Trinos e, segundo o presidente da câmara, Artur Nunes, tem mostrado que a procura por estes produtos é cada vez maior, o que evidência um aumento da produção e de produtores. “O factor de diferenciação positiva é nos produtos endógenos. Se tivermos mais qualidade e uma mostra diferenciada, cada vez mais as pessoas têm que apostar nos produtos e na região. Temos visto que nestes últimos anos tem aumentado o número de produtores nas raças autóctones e aumentando a produção a procura aumenta. Significa que há novas oportunidades para o sector agro-alimentar”.

A par do fumeiro, não faltarão os sodos, os roscos, a bola doce mirandesa, as compotas, os queijos. A feira conta com perto de cem expositores, um número ajustado ao território. “É darmos aqui um valor acrescentado e podermos promover e incentivar a aumentar a produção e os jovens a investir nesta área que é altamente rentável e produtiva. Mantemos sempre a tradição de que os expositores são do Planalto Mirandês, estamos a falar em Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso. É termos aqui uma feira original de produtos regionais dedicados exclusivamente ao planalto. Não queremos uma grande feira, queremos que seja ajustada ao território”.

Além da animação, com as danças dos pauliteiros e os grupos de gaiteiros, vão ainda acontecer encontros cinegéticos, passeios de BTT e pedestres e o concurso da Tabafeia de Miranda. A feira decorre até domingo.

Escrito por Brigantia

 

 

Jornalista: 
Carina Alves