Festival de música tradicional com grupos locais em Mogadouro, Vinhais e Miranda do Douro

PUB.

Qui, 13/12/2018 - 10:24


“Para lá do Marão tocam os que lá estão” é um evento com 3 dias de música tradicional portuguesa e jornadas culturais dedicadas às tradições, em Mogadouro, Vinhais, Sendim e Miranda do Douro, de 13 a 15 de Dezembro.

“Para cá do Marão Tocam os que cá estão”. O adágio popular deu mote a uma iniciativa do Inatel que a partir de hoje promove concertos de grupos locais do Norte em Mogadouro, Vinhais e Miranda do Douro com bandas de música tradicional. A programação pretende descentralizar um tipo de iniciativas que tem vindo a ser desenvolvida pelo Inatel, como destaca Carla Raposeira, directora de cultura deste organismo: “insere-se numa política cultural desenvolvida pelo Inatel, já há vários anos. Tem a ver com a descentralização dos focos e das dinâmicas culturais desenvolvidas a nível central. A maior parte das actividades são realizadas nos grandes centros urbanos. Acabámos por designar a actividade, tendo com base o adágio popular  «para cá do Marão mandam os que cá estão» e portanto fazendo um trocadilho e é uma actividade que prevê a valorização dos músicos locais”.

A estas três localidades, junta-se Sendim que recebe uma sessão das Jornadas Culturais dedicadas às tradições.

“A estas actividades juntamos também umas jornadas culturais que se vão realizar no dia 15, em Sendim. As jornadas vão fazer uma reflexão sobre as festividades de inverno”, disse Carla Raposeira.

Esta noite os Galandum Galundaina tocam em Mogadouro, os Zíngarus actuam amanhã à noite em Vinhais e sábado Miranda do Douro recebe os Recanto.

Escrito por Brigantia

 

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro