Falta de engenheiros destacada por bastonário na inauguração da nova sede de delegação distrital de Bragança

PUB.

Qui, 27/07/2017 - 09:21


A oferta de trabalho na área da engenharia civil é escassa para o número de profissionais formados anualmente no país. O inverso acontece em electrotécnica e electromecânica em que a oferta de emprego é grande para o número reduzido de engenheiros. Há mesmo engenheiros que estão a regressar a Portugal para trabalhar nas áreas da tecnologia e investigação.

Carlos Mineiro Alves, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, esteve em Bragança onde destacou as dificuldades sentidas pelos profissionais da área que muitas vezes são obrigados a deixar o país para poderem trabalhar.

“Em civil continua a haver dificuldades de emprego, mas pior do que as dificuldades de emprego são os salários baixos oferecidos, nas outras áreas a oferta não chega para a procura, com as ligações às tecnologias e a instalação em Portugal de centros de excelência e inovação há procura para engenheiros”, esclareceu.

E para formar novos engenheiros, a ordem está a realizar um trabalho de base junto dos alunos do ensino secundário de forma a cativar os mais novos para esta área profissional.

“Os cursos não são procurados porque há um estigma da matemática e da física. A Ordem dos Engenheiros tenta fazer esse trabalho a nível do secundário mostrando o que é ser engenheiro”, salientou.

Uma análise do Bastonário da Ordem dos Engenheiros que esteve em Bragança, por ocasião da inauguração do novo edifício da delegação distrital, que foi cedido pela autarquia de Bragança, e está situado na Rua Combatentes da Grande Guerra, na zona histórica da cidade. As novas instalações vão permitir a realização de acções de formação, reuniões e encontros com os cerca de 300 membros da delegação.Escrito por Brigantia.