Seg, 17/08/2015 - 11:37
“Esse, sim, é o grande objectivo para termos uma produção sustentável e com visão económica. O escoamento está garantido, a cooperativa agrícola mirandesa gostaria de ter mais 2 mil a 3 mil vacas para as encomendas que têm”, adianta.
Em competição, desde o dia 26 de Julho, estiveram 27 touros, de 22 criadores de quatro concelhos com solar da raça (Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Vimioso). Em 2016, a organização espera convencer Miranda do Douro e Mogadouro a entrar no campeonato.
Este ano, o touro vencedor da categoria de mais de cinco anos foi o Joanico da Mofreita. Manuel Carvalho, proprietário do animal, destaca o trabalho necessário para fazer um touro campeão.
“Este campeonato foi bom. Para chegar a uma final é preciso trabalho e paciência com eles, é preciso treiná-los e ver se não estão mancos”, refere o dono do touro vencedor.
Na categoria de touros com menos de cinco anos a vitória foi para o Talisca de Carragosa.
O Campeonato Nacional de Chegas de Touros da Raça Mirandesa regressa ao chegódromo de Vinhais em 2016 com a oitava edição da iniciativa. Escrito por Brigantia.