Estudo de impacto ambiental da ligação entre Vimioso e A4 deverá estar concluído até ao fim do ano

PUB.

Qui, 19/10/2017 - 10:37


A ligação entre Vimioso e Bragança ainda não tem a declaração de impacto ambiental aprovada, mas segundo o presidente do município de Vimioso há uma maior abertura por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para acompanhar os trabalhos, o que, espera Jorge Fidalgo, venha agilizar o processo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). 

O autarca espera que o acompanhamento da entidade possa levar a que as preocupações ambientais levantadas possam ser resolvidas mais rapidamente.

“O que conseguimos em diálogo com o ICNF e Infraestruturas de Portugal é que o EIA possa ser acompanhado na fase de elaboração pelo próprio ICNF, para que algum constrangimento ou alguma necessidade de aprofundar algum estudo que exista possa ser resolvida antes da entrega do EIA”, frisou.

O presidente do município de Vimioso mostra-se satisfeito com a atitude colaborativa do ICNF e entende que a preservação ambiental tem de ser conjugada com uma solução viável para a acessibilidade das pessoas:

“Penso que trabalhando em conjunto, câmara municipal, Infraestruturas de Portugal e ICNF, podemos resolver de uma forma mais célere esta questão, porque não queremos obviamente causar fortes impactos ambientais. Temos é que medir tudo o que é importante: acessibilidade das pessoas e as questões ambientais”, frisou.

Jorge Fidalgo acredita que até ao final deste ano deve estar concluído o estudo de impacto ambiental para depois entrar em consulta pública.

A ligação entre Vimioso e Auto-estrada transmontana foi anunciada em 2015, tendo sido previsto que as obras começassem em 2018.

O projecto que prevê um investimento de 20 milhões euros inclui uma ponte entre Vimioso e Carção e acessos sobre o rio Maçãs, que vai melhor a acessibilidade com a capital de distrito, Bragança. Escrito por Brigantia.