PUB.

Estruturas abandonadas na Serra de Montesinho poderão ser recuperadas

PUB.

Qua, 12/10/2016 - 10:30


Depois de abandonada, a casa do parque da Lama Grande foi vandalizada e o interior destruído. Propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, cumpriu objectivos de turismo no parque natural de Montesinho tendo sido muito requisitada. Mas há cerca de 10 anos deixou de ser explorada, tal como aconteceu ao longo dos últimos anos com as restantes casa do parque, por alegada falta de viabilidade económica.

A situação preocupa o presidente da junta de freguesia de França, Carlos Silva, que espera poder ver a recuperação daquela casa erigida entre duas rochas.

“O espaço é nosso, as casas do ICNF e gerido pelo estado e agora está parado o abandono foi total, foram vandalizadas destruídas e até hoje ninguém pôs aqui meios nenhuns para impedir iss. O que nós mais desejamos é que alguém nos ajude a reabilitar estas instalações caríssimas que foram feitas, seja o ministério ou quem for para fomentar o turismo na nossa zona, que acho que é importantíssimo”, frisa.

Na sua passagem por Bragança o Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, visitou também esta estrutura que já serviu de apoio para estudos científicos na serra. O presidente da junta de freguesia de França espera poder contar o apoio deste e de outros ministérios para que seja possível recuperar esta casa do parque.

“Acho que é um factor importante o senhor ministro ter vindo aqui ao terreno ver e que valorize a riqueza que aqui está e o que se pode fazer. Uma ajuda do governo central é obrigatoriamente necessário”, frisa.

O Instituto Politécnico de Bragança e o Centro de Ciência Viva lançaram um concurso de ideias com o objectivo de incentivar os alunos da instituição a apresentar projectos de aproveitamento das várias estruturas do parque, como refere o presidente da instituição de ensino Sobrinho Teixeira.

“É um concurso de ideias destinado a recolher projectos para o aproveitamento das instalações que estão abandonadas e sobre a utilidade que a serra pode ter para a divulgação da natureza e da região”, esclarece Sobrinho Teixeira, que considera que “assim poderiam vir aqui alunos de outras instituições de ensino superior, que poderiam aproveitar as condições únicas das casas do parque abandonadas se fossem recuperadas”.

Os projectos para dinamizar o parque natural de montesinho poderão ser apresentados até ao final da semana e serão depois selecionados por um júri.

Para além da casa da lama grande outras estruturas como o antigo viveiro de trutas podem ser alvo destes projectos. Escrito por Brigantia.