PUB.

Estação dos CTT de Vinhais corre o risco de encerrar

PUB.

Qui, 18/10/2018 - 09:07


A estação dos CTT de Vinhais pode estar também ameaçada. A câmara ainda não foi contactada pela administração da empresa para comunicar qualquer decisão mas a preocupação existe.

O presidente do município, Luís Fernandes, afirma que caso se confirme a desconfiança pode mesmo avançar para a justiça para impedir o encerramento. "Estamos frontalmente contra porque prejudica a população e o concelho. Não faz sentido. No caso de Vinhais não há também uma informação correcta sobre isso. Houve uma abordagem mas até teve mais a ver com a estação e com os carteiros mas, claro que, há esses rumores. Nós somos totalmente contra. No caso disso ser uma hipótese, queremos crer que não, iremos tomar todas as iniciativas que estiverem ao nosso alcance, mesmo que pela via judicial, para impedir".

Também a oposição está apreensiva quanto ao futuro da loja dos CTT em Vinhais. Carlos Almendra, do PSD, considera que o possível encerramento é muito grave. "Tem corrido junto da população que existe a possibilidade do fecho da estação dos correios de Vinhais. Trata-se de uma situação que entendemos muito grave porque é uma instituição que tem largas dezenas de anos no concelho, que é necessária, dada a própria dimensão do concelho, e foi essa preocupação que nós levámos à última reunião de câmara e pressionámos a câmara para perceber que tipo de diligências estavam a ser feitas e de que forma poderíamos ajudar. Foi-nos confirmado pelo senhor presidente de que haveria esse risco".

Carlos Almendra acredita que a diminuição do volume de trabalho na estação pode estar relacionada com o facto de o município ter reduzido o envio de correspondência depois da mudança na cobrança da água. "A câmara tem uma grande quota parte de responsabilidade na eventual saída do concelho da estação dos correios em especial pela externalização da cobrança da água, contribuiu com a diminuição de 40 a 50 mil cartas que eram enviadas anualmente via correios e com isso acaba por comprometer económica e financeiramente a própria instituição".

No entanto, o líder do executivo municipal garante que a medida não provocou uma diminuição significativa do volume de correio em Vinhais. "Isso não corresponde à verdade nem houve essa diminuição tão significativa. A câmara continua a a ser, de certeza absoluta, o melhor cliente que a estação tem. Não acho correcto utilizar esta questão em termos políticos porque isto é um serviço que é tão importante para o concelho que não pode ser utilizado como arma de arremesso político".

Apesar de algumas trocas de acusações, o executivo municipal e a oposição em Vinhais partilham a contestação a um possível encerramento da estação de correios em Vinhais, e vão tomar uma posição conjunta contra esta hipótese. Todos os vereadores se comprometeram a aprovar um documento na próxima reunião de câmara, que vai ser enviado a entidades com responsabilidade nesta matéria.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro