Especialista propõe novo indicador de risco de contágio para concelhos de baixa densidade

PUB.

Ter, 13/04/2021 - 19:27


Um dos especialistas ouvidos hoje na reunião do Infarmed defendeu a criação de um novo indicador relativo à Covid-19: o de incidência vizinha para substituir o actual de âmbito concelhio. 

O matemático Óscar Felgueiras considera que isso seria uma forma de evitar a sobrevalorização de surtos em concelhos mais pequenos.

Numa declaração por vídeo-conferência, usou como exemplo o caso de Vimioso, que nos últimos 14 dias registou 10 infecções e ultrapassou assim o limiar definido de 120 casos por 100 mil habitantes. O especialista esclareceu que este novo indicador, em que seriam considerados os concelhos limítrofes, iria permitir uma leitura mais próxima da realidade nas diferentes regiões do país.

“Pequenos concelhos onde o número de casos não é muito grande é o suficiente para ter incidências muito altas. Podemos pensar em definir um indicador de incidência vizinha do concelho em questão, tomando a mesma definição: os casos em 14 dias por 100 mil habitantes”, explicou o professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para Óscar Felgueiras, ter como indicador único a incidência por concelhos levanta questões. Já a proposta de novo indicador traria benefícios na análise da evolução pandémica.

Vimioso tem uma incidência de Covid-19 de 249 infectados para uma população de quatro mil habitantes, se analisados os dados entre 27 de Março e 10 de Abril, apesar de actualmente contar com apenas dois casos activos.

Sabe-se quinta-feira se haverá concelhos em que o desconfinamento é travado e em quais isso acontecerá. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro