PUB.

Enfermeiros reivindicam nova proposta de revisão das carreiras com dois dias de greve

PUB.

Qui, 20/09/2018 - 10:43


Os enfermeiros iniciam hoje dois dias de greve. Os profissionais de saúde exigem ao Governo uma nova proposta de revisão das carreiras.

A paralisação começou no turno desta manhã. Esta manhã, no hospital de Bragança os efeitos faziam-se já sentir. A paralisação apanhou de surpresa alguns dos utentes que iam ter consulta. "Estou à espera que me chamem para medir as tensões mas não sei se me chamam ou não mas a consulta de momento está marcada. Não sei se vêm os enfermeiros ou não. Ainda não vi ninguém. Parece-me normal, para mim têm toda a razão porque estão a reivindicar, se lhe prometeram e não estão a cumprir, acho que têm toda a razão", contou um dos utentes, esta manhã no hospital de Bragança. "Espero não ter qualquer problema nem atraso. Não sabia desta greve", contou outro utente.

A dirigente regional do sindicato dos enfermeiros portugueses, Elisabete Barreira, explicou esta manhã que a greve está a afectar a 100% seis serviços. "A adesão dos enfermeiros na unidade hospitalar de Bragança ronda os 72%, ainda estamos a fazer alguma recolha de dados, já recolhemos também em Macedo de Cavaleiros que está na ordem de 70%. Falta-nos recolher dados em Mirandela e nos centros de saúde. Neste momento a 100% de greve temos os serviços de traumatologia, de cirurgia, de medicina, de medicina intensiva, de urgência e o bloco operatório".

A valorização salarial de toda a grelha é a principal exigência dos enfermeiros. Outra das reivindicações é o suplemento atribuído aos enfermeiros com funções especializadas e pedem ainda que seja aplicado o horário de 35 horas semanais para todos os enfermeiros.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro e Carina Alves