PUB.

Empreendedores do Meio Rural vão receber apoio aos seus projectos

PUB.

Qua, 19/04/2017 - 09:18


As associações de desenvolvimento da região estão a desenvolver um projecto de apoio ao Empreendedorismo em Meio Rural (EMER).

Trata-se de um instrumento de alavancagem dos micro e pequenos negócios, adaptado às particularidades do meio rural. “Os interessados que tenham uma ideia de negócio podem inscrevê-la na plataforma do EMER e caso seja reconhecido potencial à ideia, um mentor vai acompanhar o empreendedor”, como explica Luísa Pires, coordenadora da Associação de Desenvolvimento da Terra Fria – Corane.
O projecto visa o reforço da competitividade das Pequenas e Médias Empresas e a valorização das economias locais, contribuindo assim para a criação de emprego e fixação da população local.
A iniciativa tem como objectivo levar a que ideias saiam do papel oferecendo apoio técnico especializado. “Nós notávamos que, em todos os territórios, muitas vezes as pessoas não desenvolviam as suas ideias por falta de apoio. Nós aqui procuramos linhas de apoio ao desenvolvimento dos projectos, muitas vezes as pessoas não têm com quem partilhar as ideias ou quem os aconselhe e aqui podem discutir linhas orientadoras, fazer um estudo de mercado e submeter a candidatura do projecto a uma linha de financiamento”, elucidou Luísa Pires. 
A Corane vai em breve promover sessões de esclarecimento acerca deste projecto nos quatros concelhos de abrangência, Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais, que também está a ser implementado pelas associações de desenvolvimento Desteque e Douro Superior. O projecto EMER N é financiado pelo NORTE 2020, focando-se nos objectivos do reforço da competitividade das Pequenas e médias empresas. Escrito por Brigantia