PUB.

Duas alunas da Escola Emídio Garcia obtiveram a medalha de bronze nas Olimpíadas da Química

PUB.

Ter, 27/09/2016 - 09:01


Duas alunas da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, obtiveram a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas da química, que decorreram na Colômbia entre 18 e 25 de setembro. As duas irmãs, Inês e Rita Trovisco,  chegaram esta segunda-feira da capital colombiana, Bogotá, onde decorreram estas olimpíadas. 

Fizeram parte da representação portuguesa constituída por mais dois elementos, num total de quatro estudantes que defenderam as cores nacionais. Para Inês Trovisco, esta foi uma experiência inesquecível. “Em Bogotá tive bastantes dificuldades, já que estávamos a competir contra os melhores da América latina e da Península Ibérica, com pessoas que, durante todo o ano só dedicaram a isto. Conseguir esta medalha foi muito bom”, referiu a jovem.

O percurso das duas irmãs gémeas foi longo até chegar a Bogotá, onde a competição foi dura e exigente, sobretudo, ao nível da prova prática, com duração de 5 horas. O bom ambiente, esse, não faltou entre os concorrentes provenientes de vários países. “ Foi uma experiência muito enriquecedora. Conhecemos culturas novas e fizemos novos amigos… Foi muito bom”, acrescentou Inês Trovisco.   

As duas irmãs regressaram ontem a Portugal .Escrito por Brigantia. 

Jornalista: 
Hélder Pereira