Domus Municipalis em Bragança e Concatedral de Miranda do Douro geridos por museus do Estado

PUB.

Qua, 16/10/2019 - 09:46


A Domus Municipalis em Bragança e a Concatedral de Miranda do Douro passaram para a gestão dos museus do Estado em cada uma das cidades.

O monumento Domus Municipalis passa a ser gerido pelo museu do Abade de Baçal e a Concatedral pelo Museu da Terra de Miranda.

“Entendemos que seria o momento de formalizar esta situação, sendo que a portaria afecta directamente estes monumentos, à gestão destes dirigentes, o que lhes legitima a sua acção no território”, disse o director regional de cultura do Norte, António Ponte.

A alteração aconteceu com o novo regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios. Os directores dos museus passam assim a ser os responsáveis pela preservação destes monumentos, que já estavam sob a alçada do Estado.

“O conjunto de monumentos que são do Estado, estão com uso e utilização afecto à igreja, mas a gestão do património, da vigilância, das visitas e da salvaguarda, está afecto ao Estado e é coordenado por estas pessoas”, explicou.O novo regime jurídico de museus, monumentos e palácios, veio dar às direcções maior autonomia de gestão, nomeadamente para decidir quanto a actividades e programação dos espaços.

Escrito por Brigantia

Foto: CM Bragança

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro