PUB.

Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas reconhece problemas que o Arquivo Distrital de Bragança enfrenta

PUB.

Sex, 02/12/2016 - 10:39


A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas admite que o Arquivo Distrital de Bragança enfrenta alguns problemas na manutenção das instalações que necessitam de obras e da instalação de aquecimento. O director e o subdirector desta instituição responsável pela gestão de 16 arquivos distritais e 3 arquivos nacionais marcaram presença nas comemorações do centenário do Arquivo Distrital de Bragança, que decorreram nas passadas terça e quarta-feira e admitiram as necessidades há muito denunciadas pela directora deste arquivo.

José Manuel Cortês, subdirector da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas lamenta que não haja verbas para poder fazer mais pelo arquivo brigantino.

José Manuel Cortês sublinha, no entanto, que é de todo o interesse garantir a preservação do Arquivo Distrital de Bragança e garante que a deslocação dos documentos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo não está em causa.

A directora do Arquivo Distrital de Bragança, Élia Correia, frisa que a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas tem mostrado interesse em resolver os problemas da instituição, quer a nível da contratação de mais profissionais, quer em termos da requalificação do edifício.

Neste momento está a ser feito um levantamento das necessidades de intervenção no edifício com o objectivo de preparar uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação do mesmo.

O Município de Bragança está, nesta altura, a requalificar os acessos e a zona envolvente ao Arquivo Distrital de Bragança.

Uma intervenção que conduziu à descoberta de vestígios de condutas de água e galerias medievais, que estão a ser estudados por uma equipa de arqueólogos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Sara Geraldes