PUB.

Diocese de Bragança-Miranda pondera reconsiderar a condição dos divorciados

PUB.

Qua, 24/01/2018 - 19:22


Após o desafio do Papa Francisco, e depois de a Arquidiocese de Braga dar um passo concreto no sentido de readmitir os divorciados e recasados em sacramentos, a diocese Bragança-Miranda considera a condição dos divorciados.

A diocese de Bragança-Miranda está a preparar as condições para que os divorciados recasados sejam integrados nos sacramentos da igreja, como é o caso da comunhão.

Segundo as indicações do Papa Francisco, o bispo diocesano D. José Cordeiro, admite que está a acompanhar aos fiéis que, estando numa situação irregular aos olhos da Igreja, queiram, participar mais activamente embora não vá acontecer de imediato. "Todas as dioceses são interpeladas a fazer este percurso de discernimento, refere D. José Cordeiro. Não se trata de passar já aos sacramentos isso será depois da consicência dos próprios depois desse processo humano, espiritual e comunitário. A missão da Igreja é acolher e integrar a fragilidade e acompanhar, acrescenta.

O Bispo admite que já estão a acompanhar alguns casos na diocese de Bragança-Miranda "a todas aquelas pessoas que apresentam a anulação do matrimónio, estamos a estudar caso por caso".

O Bispo, recentemente, editou o livro "Para mostrar os Mistérios de Cristo", que resume a visita pastoral a mais de 500 aldeias da diocese, e vê-se preocupado com o isolamento das populações que considera alarmante. Destacou que "o isolamento nas aldeias mais depovoadas é uma dor profunda".

Nas suas declarações, também destacou que a Igreja já se encontra com muita dificuldade de manter a missa ao domingo em muitas comunidades, mas no entanto a diocese de Bragança-Miranda está a fazer um esforço redorbado para a manter a celebração dominical.

No dia 24 de janeiro, o Bispo D. José Cordeiro convida os jornalistas, no dia de S. Francisco de Sales o padroeiro da comunicação social. 
Escrito por: Brigantia