Dificuldade no pagamentos de portagens afasta turistas espanhóis da região

PUB.

Sex, 20/10/2017 - 10:33


Há turistas espanhóis que estão a deixar de visitar Bragança e a região devido à dificuldade em pagar portagens. O caso é denunciado pelo presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, que afirma que esta questão é um problema e tem afastado muitos espanhóis que evitam vir a Portugal.

As portagens na A4 funcionam com um sistema de pórticos e é necessário utilizar um sistema de identificador electrónico (via verde), comprar bilhetes pré pagos ou pagar posteriormente, no entanto, a informação pode não ficar disponível no próprio dia. Em muitos casos a dificuldade acaba por resultar em multas.

O presidente do município de Bragança afirma que o turismo se ressente da situação.

“Especialmente na época de Verão, havia espanhóis que pretendiam ir para Portugal, mas por ter de entrar numa auto-estrada quando ela é portajada levanta problemas, porque as pessoas não têm esse sistema e não têm forma de pagar sem ser através do sistema que está preconizado”, destacou.

O presidente do município gostaria que houvesse um sistema mais simplificado para o pagamento de portagens para carros com matrícula estrangeira.

“Seria interessante que houvesse alguma atitude de solução do lado português para que os turistas espanhóis possam entrar de outra forma, não é livremente, mas terem uma forma cómoda de pagamento, porque actualmente sujeitam-se a coimas”, referiu o autarca.

O autarca afirma que a situação já se fez sentir este verão, condicionando a vinda dos espanhóis para Portugal e pede uma atenção especial para esta situação em particular nas zonas de fronteira. Escrito por Brigantia.