PUB.

Desdobramentos do transporte escolar em Vinhais está a causar constragimentos

PUB.

Sex, 18/09/2020 - 09:47


A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes denunciou, na semana passada, que faltariam transportes escolares em algumas zonas da região, uma vez que o distanciamento físico obriga a transportar menos alunos por viagem e, assim, não existiriam viaturas suficientes para realizar o serviço.

A situação em Vinhais foi apontada como a mais preocupante. Luís Fernandes, presidente da câmara, assegura que os alunos não ficarão sem assistir às aulas porque serão feitos desdobramentos dos transportes mas só hoje se poderá perceber como a solução funcionará.

“Temos que fazer desdobramentos. Um táxi tem que ir, provavelmente, ao mesmo lugar duas vezes. Vai trazer alguns constrangimentos, porque alguns alunos terão que aguardar mais um bocadinho e chegar atrasados, mas isto já está articulado com o agrupamento. Estamos a fazer aquilo que é possível dentro das dificuldades que temos”, disse.

Além de os desdobramentos obrigarem a que muitos alunos cheguem atrasados à escola, Luís Fernandes está também preocupado com o aumento dos gastos e espera que o Governo ajude os municípios com este tipo de despesas acrescidas.

A CIM pediu, com urgência, uma definição da questão. Segundo avançou a Lusa, inicialmente o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, que tutela as autarquias locais, informou que não lhe tinha sido reportado qualquer problema com os transportes escolares devido às regras de contenção da covid-19. Entretanto, o ministério voltou atrás e corrigiu a informação, dizendo que afinal recebeu as preocupações dos autarcas das Terras de Trás-os-Montes.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves