PUB.

Descargas de esgotos directamente para o rio Sabor provoca poluição

PUB.

Seg, 05/12/2016 - 11:04


Junto à aldeia de Foz do Sabor existem descargas ilegais de esgotos directamente para o rio. A situação foi dada a conhecer pelo Bloco de Esquerda que recebeu denúncias de habitantes desta localidade do concelho de Torre de Moncorvo. Os efluentes poluidores, provenientes dos esgotos da referida aldeia, não recebem tratamento antes de chegar à linha de água. Para o deputado bloquista Pedro Soares estas descargas constituem um atentado ambiental, mas também um grave perigo para a saúde pública, porque vão directamente para as linhas de água do Rio Sabor, muito perto do Rio Douro e 200 metros a montante da praia fluvial.

“Os populares comunicaram-nos que têm vídeos e provas concretas de que há efluentes domésticos que são descarregados sem qualquer tratamento naquela zona e que provocam uma situação de poluição grave que se arrasta há vários anos. Tem um impacto grave, porque para além de diminuir a qualidade da água, é a montante de uma praia fluvial o que causa problemas, para além de ambientais ecológicos e de saúde pública, também de carácter económico”, frisa o parlamentar.

A situação levou os deputados do Bloco de Esquerda a questionar o Ministério do Ambiente sobre quais as medidas a tomar para garantir a identificação das entidades poluidoras, a sua responsabilização, a cessação do foco poluidor e a despoluição das linhas de água afectadas.

De acordo com os cidadãos contactados pela Brigantia, mas que não quiseram prestar declarações gravadas, a situação persiste há vários anos.

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo admite ter conhecimento da situação. O autarca Nuno Gonçalves refere mesmo que o município tinha um projecto para solucionar o problema, que foi no entanto chumbado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

“A própria câmara municipal, ao contrário do que é referido nesse comunicado, que mais me parece ter sido feito a pedido do que com conhecimento de causa e da região, nós submetemos à APA no PO SEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade no Uso dos Recursos) uma candidatura que foi reprovada porque esse organismo entendia que a água estava em condições”, esclareceu.

Não deverá portanto ser imediata a resolução deste problema de poluição no rio Sabor, resultante da descarga directa de esgotos no leito junto à foz que desagua no rio Douro. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro