Desafios da interioridade em debate na Semana de Tecnologia e Gestão do IPB

PUB.

Qua, 23/05/2018 - 09:58


"Desafios da Interioridade: inovação e competitividade em territórios de baixa densidade", é esta a temática que este ano dá origem à Semana da Tecnologia e Gestão, que começou ontem no Instituto Politécnico de Bragança.

A iniciativa apresenta este ano duas novidades que a tornam mais abrangente, como o caso de uma tertúlia e uma feira de ciência e inovação. "Decidimos fazer uma tertúlia sobre multiculturalidade, muito por culpa do IPB que atrai estudantes de todo o Mundo e de todas as culturas", explicou o organizador da Semana de Tecnologia e Gestão, João Paulo Almeida. Quanto à feira, diz ainda que esta se deve ao facto de haver novos desafios como a criação de centros de investigação, "nomeadamente o novo centro de investigação em digitalização e robótica inteligente que foi proposto agora para avaliação na Fundação para a Ciência e Tecnologia".

A Semana da Tecnologia e Gestão é uma iniciativa organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão da instituição de ensino superior brigantina. Assim, olhando para o papel que esta escola desempenha na resposta aos desafios da interioridade e também na promoção da competitividade económica, ao longo destes três dias debatem-se temas relacionados com a inovação tecnológica e coesão territorial, a economia do interior e fiscalidade. Diretor da escola que anualmente promove o evento, José Adriano Pires, aproveita a questão da interioridade ser o foco da semana para relembrar que nomeadamente ao nível do ensino superior há duas questões que não pode deixar de mencionar, "nomeadamente o fecho de 5% das vagas em Lisboa e no Porto, para que assim os alunos possam vir para o interior, e também a questão da possibildade dos politécnicos começarem a poder dar doutoramentos".

Durante a tarde de ontem foram ainda apresentados os projectos dos finalistas do Concurso de Ideias. Aluno do mestrado de Gestão de Organizações, Higor Cerqueira foi um dos finalistas e apresentou um projecto que na sua vida já se iniciou há algum tempo e que diz respeito à partilha de vídeos na plataforma YouTube. "Este projecto é uma plataforma que criei em 2012. Quando tive a minha formação em gestão percebi o potencial desta plataforma e este projecto que apresentei é uma culminância dessas observações", explicou o aluno.

A Semana da Tecnologia e Gestão termina amanhã. Durante o último dia do evento acontece a Feira de Ciência e Inovação e realiza-se também a Mesa Redonda que conta com oradores da instituição organizadora, da Universidade da Beira Interior e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves