Cuscos transmontanos eleito uma das quatro melhores experiências gastronómicas do país pelo MEDFEST

PUB.

Sex, 17/08/2018 - 10:58


O cuscos transmontanos foi premiado como sendo uma experiência de turismo gastronómico e culinária sustentável. 

O prémio foi atribuído no âmbito da candidatura feita pelo município de Bragança ao projecto “Onde fica... O melhor do Mediterrâneo”, do MEDFEST. O concurso, cofinanciado por fundos europeus, teve como propósito enaltecer as actividades em torno da preservação do estilo de vida mediterrânico, assim como as experiências gastronómicas, a cultura e o património. O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, aponta que este é mais um motivo de atracção gastronómica. "A candidatura de Bragança também foi seleccionada, como uma candidatura entre as quatro melhores experiências gastronómicas, que são promovidas no país, e, portanto, ficámos satisfeitos também por termos aqui mais um motivo de atracção a nível da promoção gastronómica", garantiu o autarca.

O cuscos transmontanos, além de ser apresentado na VI Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, onde são esperados mais de 30 mil visitantes, vai ser incluído nos roteiros do MEDFEST. "Podemos, neste caso concreto, fazer uma viagem a uma boa prática de turismo gastronómico sustentável no sul da Europa e por outro lado termos os cuscos transmontanos incluído num roteiro onde se promove a gastronomia", explicou o presidente da câmara de Bragança.

Hernâni Dias ressalva ainda que este conhecimento deve ser transmitido enquanto ainda há pessoas que saibam fazer cuscos. "Se nós não tivermos esta preocupação, de fazer com que os mais jovens também possam ter este conhecimento, que é um conhecimento ancestral, mas que deve ser preservado no tempo, qualquer dia não há ninguém que saiba fazer cuscos", concluiu.

A comida típica desta região ― que foi distinguida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade ― foi um dos elementos chave de todo este novo programa.

 

Escrito por Brigantia

Foto: Câmara Municipal de Bragança

Jornalista: 
Carina Alves