Cratera com três metros de profundidade numa das entradas principais do IPB

PUB.

Ter, 23/05/2017 - 09:04


Na madrugada de sábado, o chão do parque de estacionamento, junto à entrada principal da Escola superior de educação de Bragança, cedeu e abriu-se uma cratera com cerca de 20 metros quadrados e três de profundidade. Os bombeiros foram alertados por volta das duas e trinta, para a queda de um poste, mas quando chegaram ao local depararam-se com o buraco de grandes dimensões. 

Para já as causas apontadas serão de cariz natural, “a existência de água no subsolo que por alguma razão fez movimentar as terras, naquela que sempre foi uma zona com alguma água”, explica o segundo comandante dos bombeiros de bragança, Carlos Martins
Durante o fim-de-semana foram muitos os curiosos que se deslocaram ao IPB, José Carlos Batista lembra-se da construção da escola e na sua opinião este desfecho era inevitável dado a natureza dos terrenos onde sempre passaram vários cursos de água. “Eu lembro-me que na altura da construção da ESE tiveram de arranjar forma de evitar estes aluimentos, conclusão a quantidade de água que por aqui passa e os desvios de água que aqui foram feitos, foi o que originou. Isto mais cedo ou mais tarde ia acontecer”, conta.
Diogo Gomes é estudante de Educação Social na escola superior de educação, e surpreendido por uma fotografia que viu na internet deslocou-se até ao local para ter a noção da realidade, o estudante explica que “não estava à espera é mesmo muito grande a cratera, ainda bem que não aconteceu durante a semana numa altura em que se encontra muita gente na escola, porque podia ter-se dado uma tragédia.”
Durante a semana a escola fica aberta à noite e são muitos os alunos que ficam até tarde no edifício da ESE. Na tarde de quinta-feira vários estudantes e professores concentraram-se no  mesmo local onde o chão abateu,  antes de iniciar a corrida IPB for All, e a entrega dos prémios foi feita exactamente no escadario que ficou dentro da cratera.  Já na segunda-feira, os bombeiros regressaram ao local, ao que a Brigantia consegiu apurar, foi encontrado um casaco, nos escombros, dentro do buraco. Foram feitas buscas e a água foi retirada para uma melhor verificação, mas ao que tudo indica, segundo conseguimos apurar junto de uma fonte, "tudo não terá passado de uma brincadeira de mau gosto, feita durante a noite."  Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Débora Lopes