Contactos familiares e trabalhos agrícolas colocam Alfândega na lista de risco de contágio extremamente elevado

PUB.

Sex, 27/11/2020 - 11:10


O presidente da câmara de Alfândega da Fé está preocupado com os contactos próximos mantidos entre familiares e que têm contribuído para o aumento de casos de Covid-19 no concelho. 

Alfândega da Fé é um dos municípios do distrito com risco extremamente elevado de contágio, a par de Freixo de Espada à Cinta. Eduardo Tavares diz que as pessoas têm cumprido as regras de segurança na rua e nos estabelecimentos, mas em casa há facilitismo. “As pessoas de uma forma geral têm cumprido, têm sido muito zelosas com regras de segurança e higiene, mas sabemos que em casa há sempre um afrouxamento das regras, estamos sempre muito mais à vontade e aí os contágios acontecem com muito mais facilidade”, afirmou.

O autarca aponta que os casos de Covid-19 terão aumentado devido aos trabalhos agrícolas que decorrem agora na apanha da azeitona e também devido à chegada de alguns emigrantes. “É verdade que temos tido um número elevado de casos nas últimas semanas, fruto também de estarmos no meio de duas campanhas, a da castanha e a da azeitona, são deslocações, contactos famílias que se juntam. Se a isso acrescentarmos contágios externos de alunos das universidades que vêm ver os pais e as famílias, emigrantes que vêm nesta altura do ano fazer as colheitas, coloca-nos numa situação de risco elevado”, destacou ainda o autarca.

Os concelhos com mais de 960 casos por cada 100 mil habitantes fazem parte da lista de risco extremamente elevado. Alfândega da Fé teve 44 casos acumulados em 14 dias, pertencendo ao escalão. Eduardo Tavares disse não estar muito preocupado com esta escala, porque devido à baixa densidade populacional bastam 11 casos para o concelho estar no risco elevado.

Ao dia de ontem, o concelho de Alfândega da Fé tinha 55 casos activos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais