Conselhos Raianos no sábado em Mirandela

PUB.

Qui, 13/12/2018 - 10:54


A Associação RIONOR - Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana – promove, no próximo sábado, na Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais, em Mirandela, mais um laboratório de participação pública sobre "A Escola e o Futuro dos Territórios Raianos".

À imagem do que sucedeu no Conselho-Laboratório de Zamora, do dia 27 de Outubro, o evento conta com peritos em educação e em desenvolvimento rural e espera também acolher cerca de uma centena de professores e cidadãos em geral de um e do outro lado da fronteira. Na apresentação deste conselho laboratório, em conferência de imprensa, na passada terça-feira, em Mirandela, Francisco Alves, da organização, explica quais os objectivos a atingir com esta iniciativa: “o que pretendemos discutir é até que ponto a escola insere os alunos nos territórios de origem, ou a formação tradicional apenas promove a fuga para os grandes centros. E se de facto não se preocupa com a envolvente local e a defesa da cultura e se procura a ligação com o tecido empresarial. A escola não está a desempenhar o seu papel como deve ser e é uma causa de despovoamento”.

Entre as presenças confirmadas, estão o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Conselheiro de Educação do Governo Autónomo de Castela e Leão, Fernando Rey. Para Francisco Alves, a presença destes titulares das pastas da educação, para além do reconhecimento do trabalho da RIONOR, expressam também a vontade clara de ambos os Governos em reforçar os programas transfronteiriços no âmbito da educação

“Trabalhamos ao nível dos cidadãos e acreditamos na força que têm, que acabou por trazer elementos dos dois governos. É necessário mudar e há muito a fazer. Não basta dizer que o interior está a morrer”, acrescentou Francisco Alves.

Já a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, considera a iniciativa de extrema importância e muito pertinente.

“Vamos debater a educação e como podemos fixar pessoas qualificadas nos nossos territórios. É a procura de soluções e novos caminhos para combater a desertificação nestes territórios de fronteira”, sustentou Júlia Rodrigues.

Manuel Taveira, director da EPA de Carvalhais e anfitrião deste conselho laboratório, vê nestas jornadas uma janela de oportunidade para dar a conhecer a qualidade do ensino profissional

“Com a presença do senhor ministro confirmada nós vamos poder alertar para situações que não oneram o orçamento de estado e que podem resolver os constrangimentos que existem. Estas escolas são de uma extrema importância no leque existente do ministério da educação”, afirmou Manuel Taveira.

É no próximo sábado, na EPA de Carvalhais, que acontecem as jornadas do Conselho-Laboratório: “A Escola e o Futuro dos Territórios Raianos”, numa organização da RIONOR, em colaboração com o IPB, o Centro Ciência Viva de Bragança.

Escrito por Rádio Terra Quente