PUB.

Concelhia Socialista pede ao governo que seja alargado o prazo para as concessões de pesca

PUB.

Qui, 22/03/2018 - 08:10


A concelhia do PS de Bragança está preocupada com a diminuição da área de pesca no Parque Natural de Montesinho.

Em Setembro passado, foi publicado um decreto-lei que limita a pesca nos rios das áreas protegidas apenas a zonas que estão concessionadas.
Ora, segundo o PS, esta é uma área reduzida até porque o período dado foi curto para as populações se organizarem e aderirem à regulamentação específica.
André Novo, o presidente da concelhia Socialista, pede que seja alargado o prazo para ser possível pedir as concessões:

“Apela-se ao Ministro da Agricultura e ao Ministro do Ambiente, que é necessário mais tempo para que as populações percebam que alterações vão existir e que se possam agremiar em associações de pesca em locais para permitir que a pesca possa ser concessionada em zonas onde actualmente ainda não é. Neste momento há uma desinformação muito grande” contestou André Novo. 
Os socialistas temem que com poucas áreas concessionadas, haja concentração de pescadores em apenas alguns locais e pressão sobre esses recursos hídricos:

“Perante o que está explanado no Decreto Lei nº112/2017 e também no Plano de Ordenamento do Parque Natural do Montesinho, a expectativa é que possa haver condicionantes e limitações à pesca, nos rios que banham o Parque. E sendo este um processo que permitiu que as populações não fossem ouvidas entendemos que deve ser fornecido mais tempo para que efectivamente as pessoas sejam esclarecidas cabalmente, contestou o presidente da concelhia do PS”, referiu André Novo.

O pedido, para que sejam prestadas informações às populações sobre as alterações e seja alargado o prazo para requerer as concessões para a pesca, foi enviado aos ministérios da agricultura e ambiente
O novo regime entra em vigor já no final deste mês de Março.
Escrito por Brigantia.

Foto: ICNF