PUB.

Comboio na linha do Tua já não arranca este Verão

PUB.

Ter, 21/05/2019 - 09:05


O comboio já não vai apitar este Verão na linha do Tua. O arranque da mobilidade turística estava anunciado para Agosto deste ano, mas as obras necessárias para iniciar as viagens ainda não começaram.

Por isso, nem comboio a apitar na linha do Tua, entre Mirandela e Brunheda, nem barco rabelo a navegar entre esta aldeia de Carrazeda de Ansiães e a barragem, junto à foz do rio.

Um novo adiamento, apesar de no passado dia 8 de Fevereiro deste ano, depois de mais de três anos de avanços e recuos, terem sido assinados, em Vila Flor, os contratos das obras que falta fazer na via-férrea.

Só que poucos dias depois surgiram contrariedades relacionadas com a responsabilidade da execução dos trabalhos.

Mário Ferreira, da empresa Mystic Tua, que vai operacionalizar o plano de mobilidade, diz que não faz mais obras no vale e que vão ter de ser assumidas pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua.

Mário Ferreira decidiu não executar mais obras no vale do Tua depois de a CCDR-Norte ter instaurado um processo por causa da construção de muros de gabião num parque de estacionamento junto à estação da Brunheda. “A nossa parte está toda feita e estamos prontos para pôr a região a mexer. Quando nos disserem que a linha está pronta, avançamos”, afirma em relação aos trabalhos necessários para pôr a funcionar a plano de mobilidade.

O líder da Mystic Tua, do universo Douro Azul, assume uma grande frustração com a demora que está a registar a implementação do plano de mobilidade do vale do Tua e só está disposto a esperar mais um ano.

“Se até antes do verão de 2020 não estiverem reunidas as condições para arrancar, transfiro o projeto e os equipamentos para a agência e ela que continue”. É que, embora assegure que gosta de “levar os desafios até ao fim”, este está a levá-lo “ao limite da paciência”.

O empresário confessa que pensou já em desistir do projeto:

“Estive para desistir este ano, porque achava que já era tempo a mais. Mas por consideração pelo presidente da agência e pelo administrador da EDP decidi esperar mais um ano”, revela.

 A Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua é liderada pelo autarca de Alijó, José Paredes.

Sem prestar declarações gravadas, José Paredes assume que “avançar com a mobilidade em Agosto está já fora de hipótese”, mas acalenta a esperança de ter tudo pronto a inaugurar antes do final deste ano. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).