CNN destaca restaurante, azeite e queijo transmontanos

PUB.

Sex, 15/07/2016 - 10:40


A CNN destacou a cozinha portuguesa, num artigo em que a gastronomia transmontana, engrossa a lista de iguarias nacionais que tornam Portugal numa das melhores cozinhas europeias. O órgão de comunicação americano chama à culinária lusa “O segredo gastronómico mais bem guardado da Europa”, sendo postos em evidência o azeite transmontano, o queijo Terrincho e o restaurante Solar Bragançano.

Na secção “old school” ou velha guarda, o restaurante tradicional Solar Bragançano aparece como exemplo, sendo referido que “os pratos sazonais de perdiz, faisão e javali fazem com que valha a pena uma viagem até Bragança”. Os elogios a alguns dos pratos emblemáticos, integrados na ementa permanente do restaurante aberto há 30 anos, deixam o proprietário do Solar Bragançano, Desidério Martins, orgulhoso.

“Orgulham-nos. Integrar o leque de referências no contexto nacional como José Avillez, e outros, é muito agradável. É um orgulho e sinto imenso prazer em deixar seguidores”, frisa.

Desidério Martins garante que os três pratos referidos no artigo são confeccionados da forma mais tradicional possível.

“São preparados no Solar Bragançano como poderiam ser preparados nos campos de batalhas de D. Afonso Henriques, já que são confeccionados com recurso a brasas, panelas de ferro e com temperos que vêm desde antigamente”, assegura.

No artigo disponível no site da CNN são evidenciadas as qualidades únicas do azeite transmontano, sendo apontado como exemplo o azeite Olmais Orgânico, produzido em Santa Comba da Vilariça, no concelho de Vila Flor, que recebeu a medalha de ouro no Concurso dos Melhores Azeites do Mundo 2016, em Nova Iorque.

É ainda feita referência ao Queijo Terrincho picante, produzido na Terra Quente e sul do distrito, que se mantém, segundo o artigo, bastante desconhecido.

O nome de Trás-os-Montes inscrito na lista das 20 razões apontadas pela CNN que fazem de Portugal “O segredo gastronómico mais bem guardado da Europa”.

O azeite, o queijo e um restaurante transmontanos integram o rol dos segredos mais bem guardados da Europa, no qual os vinhos do Douro e do Porto também não são esquecidos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro