PUB.

Cinco escolas do distrito de Bragança participam no programa “Heróis da Fruta”

PUB.

Sex, 17/02/2017 - 09:55


No distrito de Bragança, cinco escolas e infantários estão entre as 480 de todo o país que participam no programa nacional gratuito de educação alimentar infantil “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Para além de diverso trabalho teórico, desde o início do ano lectivo, os alunos gravaram os hinos da fruta, que são videoclips para incentivar adultos a comer saudável.

Até ao dia 10 de Março, está a decorrer a competição que vai escolher 80 finalistas, quatro por distrito.

O Centro Social Paroquial dos Santos Mártires e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda. Ambas do concelho de Bragança. A EB1/JI de Carvalhais e o Centro de Infância Arco Iris, ambas de Mirandela e ainda a Escola Básica de Mogadouro, são as cinco que participam na mais saudável competição escolar do país no âmbito do projeto «Heróis da Fruta” em que as crianças partilham através de canções originais as lições que aprenderam ao longo do projeto sobre hábitos de alimentação saudável e convidam os adultos para eleger os finalistas de cada distrito através do seu voto.

Este ano, a temática incide "em promover alimentos mais saudáveis nas festas que acontecem nas escolas", como explica Mário Silva, presidente da (APCOI) Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

Este projeto envolve 480 escolas de todo o país e mais de 53 mil alunos.

É o programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal:

Mário Silva diz que está estatisticamente comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos «Heróis da Fruta» aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam, mas não só

Serão finalistas os 60 mais votados, por telefone, e os 20 vídeos mais partilhados. E cada voto em qualquer hino da fruta reverte como donativo para um fundo social que permite à APCOI distribuir gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país

Os hinos da fruta de cinco escolas e infantários do distrito de Bragança estão entre os 480 a votação até ao dia 10 de Março. Escrito por Rádio Terra Quente (CIR).