PUB.

Cimeira Ibérica vai reconhecer como essenciais ligações de Quintanilha a Zamora e de Miranda a Espanha por Sayago

PUB.

Qua, 30/09/2020 - 10:26


A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, adianta que as ligações entre Quintanilha e Zamora e entre Miranda do Douro e Espanha, por Sayago, estão incluídas na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço.

Este documento, que vai ser aprovado na próxima Cimeira Ibérica prevista para os próximos dias, inclui várias ligações transfronteiriças rodoviárias e ferroviárias, ao longo do país. Segundo Isabel Ferreira, estas duas ligações fazem parte o acordo entre os dois governos.

“Indica ligações específicas no domínio da rodovia, também medidas de modernização e construção de novas infraestruturas ferroviárias e alguns projectos piloto relacionados com o 5G. Para esta região existem ligações que são reclamadas há muito tempo pelo território, mas que os dois países durantes as negociações reconheceram como ligações essenciais que são por exemplo a ligação de Quintanilha a Zamora, seria a A11, mas também a ligação Miranda do Douro a Zamora por Sayago”, adiantou.

Já ontem o primeiro-ministro tinha garantido a construção da ligação entre Bragança e a Puebla de Sanabria, em Espanha.

Para a governante, estes investimentos vão encurtar distâncias e potenciar novos mercados.

“Isto vai dar a esta região uma absoluta centralidade ibérica, estamos a falar de uma enorme proximidade a Madrid e a muitas outras cidades espanholas e também uma porta de entrada no espaço europeu. Porque, durante muitos anos, vivemos nesta fronteira sempre olhando para o litoral e vendo que existe um desequilíbrio socio-económico, que tem como consequência o desequilíbrio populacional. Precisamos de olhar também para o outro lado, nomeadamente o mercado ibérico, como uma oportunidade de internacionalização dos nossos bens e serviços, mas também como um espaço de concentração populacional maior, com mais e melhores características para atrair cidadãos de todo o mundo”, sublinhou.

A secretária de Estado da Valorização do Interior considera esta estratégia um marco histórico, devido ao grande entendimento entre os governos português e espanhol.

A Cimeira Ibérica devia acontecer esta sexta-feira, na Guarda, mas foi adiada, ainda sem data definida.

Temas abordados na entrevista à rádio Brigantia e Jornal Nordeste que pode ouvir na íntegra esta tarde depois do noticiário das 17h. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro