PUB.

Centro de Exames do IMT de Bragança em condições de degradação avançadas

PUB.

Qua, 16/08/2017 - 10:55


As condições de degradação em que se encontram as instalações do centro de exames em Bragança do IMT estão a gerar uma onda de indignação por parte de quem frequenta o espaço. 

A Brigantia esteve no local, numa quarta-feira, dia de exames de código, para questionar os alunos sobre o que encontraram dentro das instalações.
Na nossa primeira tentativa de abordar os alunos que iriam realizar o exame das nove da manhã, não foi possível obter reacções, uma vez que por uma questão de avaria do sistema, o exame foi cancelado e todos mandados embora. Voltámos mais tarde para falar com as pessoas que conseguiram realizar a prova e as opiniões foram unânimes, apesar de poucos se disponibilizarem a gravar declarações os alunos das escolas de condução não estão de agrado com a situação.
Bruno Almeida explica que “as condições são desconfortáveis. As paredes estão degradadas, estão a desfazer-se, o chão está levantado. Os computadores funcionaram mas já são muito antiquados. Não é uma situação normal. Não é uma sala digna pra fazer exame, temos muito mais condições nas escolas do que aqui. Não estava à espera desta recepção, temos sorte que é verão no inverno ia ser complicado. Estranho, de facto, estas condições.”
Também Paula Pereira ficou surpresa com as condições que encontrou. “Está tudo estragado cheio de humidade, a pintura toda estragada, aquilo vê-se que não tem condições. Os computadores são antiquados para aquilo a que estamos habituados”, explicou.
Depois destas reacções tentámos chegar ao contacto com a tutela para obter respostas.
Numa resposta por e-mail o IMT esclareceu que “tem planeado uma intervenção de manutenção, a curto prazo, nas instalações do Centro de Exames de Bragança. Este instituto está também, actualmente, a estudar uma solução, a médio prazo, de melhoria das instalações do IMT em Bragança.”
Esta situação não é única no país, e em Portalegre e Santarém os centros de exames funcionam na mesma em condições precárias. Sobre estes casos, o IMT garantiu que “estão previstas intervenções nas instalações já existentes e em alguns casos, mudança de instalações.”
Os brigantinos esperam agora solução para o edifício que foi inaugurado há apenas 17 anos. Escrito por Brigantia