CCDR Norte distingue Graça Morais como "Personalidade do Norte 2022"

PUB.

Qua, 30/11/2022 - 10:24


A artista Graça Morais foi distinguida como “Personalidade do Norte 2022" pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

A atribuição é feita esta quarta-feira no 2º Fórum Autárquico da Região Norte, que acontece em Viana do Castelo. A pintura disse ter ficado surpreendida com o prémio.

“Quando me deram a notícia fiquei muito surpreendida, fico sempre surpreendida quando me dão prémios, mas depois fiquei muito contente. É o reconhecimento de um trabalho de muitos anos, feito por esta região do Norte, feito através da arte e através do apoio que tenho dado ao Centro de Arte Contemporânea, em Bragança”, sublinhou.

A CCDR Norte distinguiu a transmontana pelo seu “indelével contributo no desenvolvimento das Artes e da Cultura”.

Em Bragança Graça Morais dá nome, desde 2008, ao Centro de Arte Contemporânea. A pintora acredita que a sua arte pode contribuir para a transformação e consciencialização das pessoas.

“O Centro de Arte Contemporânea tem feito uma ligação com o instituto politécnico, com as escolas, até com os lares da terceira idade e com crianças e isso cria uma dinâmica e uma consciência do mundo do sensível, do mundo da criação que se esse espaço não existisse, não seria possível”, acrescentou.

Maria da Graça Pinto de Almeida Morais nasceu em 1948 em Vieiro,  no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança. A pintora já venceu vários prémios em Portugal e no estrangeiro, como Grande Prémio Aquisição da Academia Nacional de Belas-Artes, e foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O presidente da CCDR-N António Cunha, realçou o “relevante e singular legado artístico e cultural da artista, profundamente arraigado às suas raízes transmontanas e, simultaneamente, universalista”. 

Esta é a segunda edição do prémio. O ano passado foi distinguido Siza Vieira.

Escrito por Brigantia