Capoulas Santos assegura 190 milhões de euros para projectos excluídos do PDR 2020

PUB.

Sex, 08/02/2019 - 10:39


O ministro da Agricultura abriu, ontem, a Feira do Fumeiro de Vinhais. Capoulas Santos adiantou que garantiu 190 milhões de euros de uma linha de financiamento do Banco Europeu de Investimento para os projectos que ficaram de fora do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR)

O montante que vai ser disponibilizado a partir de Junho para apoios reembolsáveis com garantia do estado. Isto fará com que projectos que tiveram nota positiva, mas não foram apoiados por falta de verba da comparticipação nacional, possam agora ser contemplados. "Os agricultores, quando apresentarem os seus projectos, neste caso aos bancos que vierem a contratar o Banco Europeu de Investimentos, e há, neste momento, essa negociação que está a ser feita, o acordo com o Governo português já está fechado, esperemos que a partir de Junho, para além dos apoios disponíveis no PDR, e gostava de lembrar que no PDR, neste momento, já pagámos, em investimentos nas explorações agrícolas e na agro-indústria, mais de dois mil milhões de euros, para um investimento global que ultrapassa os três mil milhões, mas iremos por em execução, a partir de Junho, este novo instrumento para apoiar aqueles projectos, que por excesso de dinamismo do sector, já não podem ser incluídos no PDR".

O ministro da agricultura aproveitou ainda ocasião para reiterar que Portugal está com uma boa execução do PDR 2020. "Neste momento, já estão aprovadas e a pagamento candidaturas que ultrapassam os 350 milhões de euros de apoios a fundos perdidos, só para os jovens agricultores, para mais de três mil projectos, os quais alguns são deste concelho. Os agricultores deste concelho, nestes últimos três anos, receberam 20 milhões de euros da política agrícola comum e das políticas nacionais, que são apoios justos, não são subsídios que sejam ilegítimos. Muitas vezes, fala-se de apoios aos agricultores como se fosse algo que não devesse ser dado, muito pelo contrário, os agricultores estão a ser compensados, não só pelos serviços ambientais que prestam, são os guardiões da paisagem, são eles que garantem a natureza".

A 39.ª (trigésima nona) Feira do Fumeiro de Vinhais abriu ontem portas e decorre até domingo. O presidente do Município, Luís Fernandes, espera muitos visitantes ao longo destes dias. "Esperamos muita gente tal como é hábito todos os anos e, devido à projecção e à qualidade dos produtos desta feira, temos a certeza que vai ser mais uma vez um sucesso tal como tem sido. Calculamos sempre entre 70 a 80 mil pessoas, claro que há sempre a questão de vários factores que podem ajudar a aumentar ou diminuir".

A feira conta com cerca de 400 expositores, de entre eles 70 de fumeiro certificado de Vinhais. O certame terá ainda Jornadas técnicas do porco bísaro e outras conferências sobre agricultura, concursos de pecuária e gastronómicos, demonstrações culinárias e equestres e na animação destacam-se Zé Amaro e Anselmo Ralph.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro