Candidaturas abertas desde 28 de Maio ao Orçamento Participativo Jovem

PUB.

Qua, 13/06/2018 - 10:27


Até ao final do mês de Julho, os jovens com idades entre os 14 e os 30 anos podem candidatar projectos ao Orçamento Participativo Jovem.

As propostas, nas áreas de desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental, podem ser contempladas com financiamento até 100 mil euros.

Vítor Dias da direcção regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) esteve em Bragança para apresentar Orçamento Participativo Jovem num dos encontros que se vão espalhar pelo país: “o orçamento participativo jovem de 2018 está aberto formalmente desde o dia 28 de Maio. Começamos agora com as sessões distritais” informou Vítor Dias.

O ano passado foram validados 400 projectos, mas o objectivo é este ano aumentar a participação na iniciativa: “gostava que isso fosse possível, a nível nacional. No ano passado foram cerca de 400 projectos e este ano gostávamos de duplicar este número” destacou o director regional do Norte do IPDJ.

Alguns dos projectos vencedores em 2017 estão agora a ser executados: “depois há aqui questões técnicas. No norte um dos projectos vencedores é um projecto minhoto que prevê a implementação de uma ciclovia, com bicicletas gratuitas para jovens, entre Viana do Castelo e Caminha.

As propostas podem ser individuais ou em grupo e este ano cada projecto tem de envolver pelo menos dois municípios.

O próximo encontro de participação no distrito de Bragança será em Miranda do Douro, dia 26.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro