PUB.

Candidato do Bloco de Esquerda à câmara de Bragança quer devolver o cinema a Bragança

PUB.

Seg, 20/09/2021 - 08:18


O candidato do Bloco de Esquerda à câmara de Bragança não compreende que a capital de distrito esteja, há tanto tempo, sem uma sala condigna de cinema

A cidade de Bragança deixou de ter sessões regulares em 2012, quando as três salas do shopping foram encerradas. Já que os exibidores portugueses não mostravam interesse em explorar as salas brigantinas, em 2017, cinco anos depois, a câmara levou o cinema para o Auditório Paulo Quintela. André Xavier lamenta que se tente corrigir esta falha com meias medidas. “Se queremos valorizar a cultura e trazê-la para outro patamar, é fundamental que não se ande com meias medidas, tem que se efectivar, de facto, um cinema ali”.

Se for eleito, André Xavier quer criar um vale cultura para os jovens, motivando-os a aproximar-se mais do cinema, teatro, literatura e espectáculos. O candidato também admite que é necessário olhar com mais atenção para os trabalhadores da área da cultura. “Precisamos de dignificar a posição destes trabalhadores. Já estavam numa posição frágil mas ficaram pior com a pandemia. Precisamos de os efectivar, por exemplo, com o trabalho público”.

Se for eleito, André Xavier também garante que vai lutar para combater a especulação imobiliária. O candidato diz que é preciso dar condições aos estudantes do politécnico, que pagam rendas mais altas a cada ano que passa. “Queremos combater a especulação imobiliária, que se tem criado ao redor do IPB. Queremos que haja mais residências, tanto universitárias como estudantis. Se queremos dar condições de vida satisfatórias aos estudantes, não é aproveitando-nos deles que vamos lá”.

Propostas de André Xavier, dadas a conhecer numa conferência de imprensa, na sexta-feira, na Praça Camões.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves