PUB.

Caminha Solidária Rosa juntou cerca de 500 pessoas em Bragança

PUB.

Seg, 14/10/2019 - 09:57


Mais de 500 pessoas caminharam ontem contra o cancro, em Bragança.

A iniciativa Caminhada Solidária Rosa percorreu várias artérias da cidade para sensibilizar para o problema do cancro, ajudar a desmistificar a doença e demonstrar apoio aos doentes e familiares.

Entre os participantes, alguns sofreram cancro e quase todos têm amigos ou familiares que enfrentaram a doença. “A minha mãe teve cancro de mama e eu também, há dois anos. Vim primeiro para ajudar e depois porque uma pessoa se sente reconfortada por ver tanta gente”, contou uma das participantes no passeio solidário.

Para além de sensibilizar a comunidade em geral, o coordenador da delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, António Machado, entende que é também importante alertar para a necessidade de existir mais investimento nos tratamentos contra o cancro. “É preciso desmistificar o cancro, as pessoas têm receio de falar numa coisa que hoje é considerada uma doença crónica. A parte psíquica, as pessoas quererem vencer, é muito importante para ser complementada com os tratamentos que se fazem para vencer a doença. Queremos passar a palavra para que esta doença possa ser cada vez mais apoiada, ainda recentemente houve notícias de que o Infarmed tinha já medicamentos testados para tratar a doença mas é preciso que haja vontade política para que haja uma vontade política para que esse tipo de tratamentos seja aberto a toda a gente, a quem tem e a quem não tem recursos”, sublinhou.

No total, foram 1500 as pessoas que se inscreveram na iniciativa Caminhada Solidária Rosa, apoiando com cerca de 7 mil euros a delegação de Bragança da liga, que tem vindo a receber cada vez mais pedidos de apoio.

A caminhada aconteceu no âmbito do Outubro Rosa, um movimento que pretende sensibilizar para a importância da prevenção e estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro