PUB.

Câmara de Vinhais chumba local de construção de fábrica de bagaço

PUB.

Sex, 07/10/2016 - 10:04


O Município de Vinhais chumbou o pedido de instalação do edifício de uma fábrica para a transformação de bagaço de azeitona e uva, entre as localidades de Rebordelo e Curopos. Os promotores do projecto fizeram um pedido de viabilidade de construção da unidade mas a câmara não autoriza construções no local escolhido.

O autarca de Vinhais, Américo Pereira explica que esta é uma decisão acerca da construção e não por se tratar de uma fábrica de bagaço.

Américo Pereira explica que caso o projecto não colida com nenhum impedimento legal, como agora aconteceu, o edifício pode ser construído noutro local, inclusivé na área das mesmas localidades.

O autarca que já tinha mostrado uma posição favorável quanto ao projecto garante que a sua opinião não se alterou.

Este projecto de instalação de uma Fábrica de bagaço de azeitona e uva foi alvo de bastante contestação por parte da população, nomeadamente da aldeia de Vale das Fontes, vizinha do local escolhido para a futura instalação, que promoveu mesmo um abaixo-assinado contra a unidade, devido ao receio dos efeitos negativos que este tipo de indústria pode ter para a saúde dos habitantes da zona. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro