BTT: Edgar Jesus em maratona e Gonçalo Beato em meia-maratona vencem BTT Azibo

PUB.

Seg, 14/10/2019 - 01:43


Edgar Jesus, ciclista de Chaves, venceu, este domingo, em Macedo de Cavaleiros, o BTT Azibo, a quarta etapa da Taça de XCM da Associação de Ciclismo de Bragança.

Para o ciclista foi uma prova com um percurso com diferentes dificuldades. “O início da prova era bastante exigente e tinha bastantes subidas. Já a última parte do percurso era bastante rolante”.

Edgar Jesus cortou a meta com 00:02:30 de vantagem sobre o segundo classificado, considerando que este ano a prova foi menos competitiva. “Não quero estar a subestimar ninguém, mas, apesar de aqui, no campeonato de Bragança, haver muitos betetistas com qualidade, em Vila Real a competição é maior este ano”.

O pódio da classificação geral da maratona ficou completo com Paulo Reis (AACR) na segunda posição e Nuno Carvalho (Clube de Ciclismo de Vila Real) no terceiro lugar.

A edição deste ano do BTT Azibo contou com cerca de 190 atletas. Um número que “superou as expectativas, sobretudo na meia-maratona, num altura em que em vindo a diminuir a quantidade de participantes nas provas da Taça de XCM” , como referiu Tiago Neto da organização, a cargo do Clube de Ciclismo de Macedo.

Para Tiago Neto é importante rever a Taça de XCM. “Os clubes vão ter que reunir com a ACB e tentar perceber o que pode ser alterado. Se calhar os participantes preferem a vertente passeio”.

Este ano, o BTT Azibo contou com um percurso curto de 35 km e um longo de 55 km.

Na meia-maratona o vencedor da geral foi Gonçalo Beato da Vinhais Extreme com o tempo de 01:31:41 seguido de Samuel Pires (CCMC) no segundo lugar e Cátia Vaz (5300 BikeShop/TeamGiant) na segunda posição.

A próxima prova da Taça de XCM da ACB, a Tour da Castanha, está marcada para o dia 20 de Outubro, em Vinhais.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira