PUB.

Bragança vai ter um projecto-piloto intitulado Espaço Empresa

PUB.

Sex, 13/04/2018 - 10:36


Bragança é um dos 20 municípios que dispõe de um Espaço Empresa, uma espécie de loja do cidadão para as pequenas e médias empresas.

Este é um projecto-piloto promovido pelo IAPMEI, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
O Espaço Empresa, que em Bragança vai funcionar no Parque de Ciência e Tecnologia -Brigantia Ecopark já a partir da próxima segunda-feira, assenta na ideia de criar uma “rede de pontos únicos para atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela Administração Central e Local”, de forma presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado.
Para o presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, o facto de a capital de distrito ter sido escolhida demonstra o reconhecimento da capacidade de atracção empresarial:
“E é apontado como um bom exemplo a nível nacional da capacidade de produção, de atracção de empresas e por isso também temos sido contemplados com algumas situações, nomeadamente com um projecto-piloto lançado pelo IAPMEI e pelo AICEP, onde Bragança figura ao nível da região norte como um dos municípios piloto para instalação do espaço- empresa. Significa que o que estamos a realizar têm sido algo de positivo” sustentou Hernâni Dias. 

Assim, investidores, empreendedores e empresas que pretendam efectuar operações e aceder a serviços disponibilizados, como processos de licenciamento, cumprimento de obrigações, oportunidades de investimento ou candidaturas a fundos comunitários, entre outros:
“Haverá pessoas que vamos colocar no projecto que depois de formação do IAPMEI, da AICEP e toda a componente que tem a ver com a possibilidade de poder ainda informar os potenciais investidores que se dirigirem ao território para lhe facultarmos toda informação e acompanhamento no sentido de poderem instalar os seus negócios e continuarem a dar o seu contributo do desenvolvimento do nosso concelho. Ficará instalado no Brigantia Ecopark e será uma mais-valia ”, acrescentou Hernâni Dias.

Depois da experiência em três municípios o ano passado, o espaço Empresa chega agora a mais 20 municípios, entre os quais Bragança e Vila Real. Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro